Os primeiros passos na área contábil

Os primeiros passos na área contábil

Para começar a dar os seus primeiros passos na contabilidade você deve levar em consideração uma série de fatores que serão cruciais na sua jornada como profissional contábil.

Isso porque o conhecimento não para no momento em que você recebe o seu diploma – principalmente em uma área onde saber bem o que se faz é um grande diferencial.

Assim, se você quer saber quais devem ser os seus primeiros passos na área contábil depois que se formar, é importante que você leia o artigo a seguir.

Nele daremos um panorama geral do que você deverá fazer depois que conseguir o seu diploma e partir em busca do sucesso como profissional da área contábil. Vamos nessa?

Prepare-se para o CFC

O Exame do CFC é para os contabilistas o que a OAB é para os advogados – ou seja, regulamenta o direito de exercer a profissão de contador.

E, por incrível que pareça, os resultados deste exame não são muito otimistas para os bacharéis: no ano de 2017 o índice de aprovação foi de apenas 25%.

Isso significa que a prova é extremamente exigente e vai exigir muito mais do que o seu curso ofereceu.

Por isso, comece a se preparar com antecedência, buscando cursos, mantendo uma rotina de estudos diária e, claro, adquirindo apostilas que o auxiliem.

O esforço valerá a pena e, além de um contador formado, você estará registrado de maneira profissional e preparado para exercer a profissão – o que também será um diferencial em seu currículo.

contabilidade

Busque capacitação

Podendo exercer a função de contador de maneira regulamentada, o passo seguinte é buscar uma especialização.

Pois, como você bem deve saber, o mercado é cheio de exigências com relação aos seus profissionais.

E, apesar da graduação contar e muito na hora de buscar emprego na área, ela precisa de um upgrade, de melhorias e de capacitação.

Por isso, é preciso especializar-se em áreas das mais diversas para que assim seja possível tornar o seu currículo cada vez mais atrativo.

Por exemplo, uma das grandes tendências do mercado contábil é o investimento em automatização de processos.

Portanto, buscar formação em SPED contábil é uma forma de sair na frente na hora de buscar um emprego na área.

Você garantirá um conhecimento específico e, ainda por cima vai garantir a automação que será muito útil para facilitar a sua rotina profissional.

Curso de contabilidade na prática

Apesar de você ter a formação, registro, qualificação e um currículo recheado, as empresas ainda exigem a famosa “experiência na área”.

Antes de você pensar que todo o investimento feito foi em vão, saiba que existe uma solução para isso.

Pois, da mesma maneira que o CFC é exigente, o mercado contábil também é  exigente, pois é um serviço de extrema responsabilidade.

Portanto não é nenhuma surpresa que eles exijam isso – principalmente no que tange a uma familiaridade com as ferramentas e técnicas que fazem parte do dia a dia.

Por essa razão é que o curso de contabilidade na prática é um extra que fará a diferença em seu currículo, pois, você terá contato com as principais práticas do meio.

Além disso terá a vivência necessária para poder exercer o seu papel de maneira eficiente.

contabilidade

Conclusão

Ter a formação é imprescindível, o registro é fundamental, a qualificação é diferencial, mas ter a vivência do dia a dia das empresas é a garantia que você precisa para entrar no mercado de trabalho.

O mercado contábil é realmente muito exigente e só chegam lá os que realmente têm esses diferenciais.

Por essa razão, para que você não precise se desanimar com a exigência de experiência no cargo, um curso de contabilidade na prática irá fazer toda a diferença no seu currículo.

Aliás, diferença não: a garantia que você precisa.

 

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Deixe o seu comentário

comments

Jhoni Florêncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *