Futuro dos profissionais da área contábil

Muitos são os alunos que estão na fase de decisão do curso que pretendem cursar. E, a área contábil, certamente é uma das que mais tem gerado interesse nos últimos anos.

O motivo é simples: toda empresa tem a necessidade de ter um contador profissional e de confiança para confiar seus dados e ganhos.

E a importância dessa função é totalmente compatível com os seus ganhos.

Por isso, o futuro é sempre promissor para quem se decide pelas ciências contábeis.

Pois, principalmente nos últimos anos, a profissão passou a ter sua relevância ampliada dentro das empresas.

Se você está pensando em optar pelas ciências contábeis como o seu curso de formação, este artigo tem como objetivo mostrar o futuro dos profissionais dessa área.

Vamos nessa?

A contabilidade no Brasil

Verdade seja dita o curso de contabilidade não é a primeira opção da maioria dos estudantes. Mas, também não é um curso totalmente desconhecido por eles.

Fato é que é importante notarmos que anualmente o número de cursos de Ciências Contábeis tem aumentado – e consequentemente o número de bacharéis.

Assim, a profissão necessita também de um preparo para auxiliar os empresários nas tomadas de decisões – uma vez que a importância desse profissional tem crescido ao longo dos anos.

E, haja vista também que as instituições de ensino possuem uma linha voltada para a controladoria e focadas na gestão.

Portanto o conhecimento oferecido é bastante amplo.

Por isso, é seguro dizer que a visão errada do contador que registrava os fatos está entrando em extinção.

Pois, os profissionais que estão surgindo no mercado hoje estão informatizados e cientes de suas funções.

O profissional que tem aquele perfil, se quiser manter-se no mercado precisa se atualizar constantemente.

área contábil

O futuro da contabilidade

Com uma maior atuação dos sindicatos, conselhos e dos próprios profissionais o mercado tem mudado e tem mostrado sinais positivos dessa mudança.

A profissão, como já foi dito, tem se tornado cada vez mais valorizada – ainda mais em um contexto de mudanças na economia (a nível mundial).

O mercado brasileiro nunca esteve tão em alta e em evidência. Por isso, muitas empresas de fora estão preparadas para investir no país.

E, como os investidores querem ver o dinheiro investido dar resultados, os contadores tornam-se peças fundamentais nessa etapa de crescimento brasileira.

Assim, não é de se surpreender que nos últimos anos, com a regulamentação exigida pelo CFC, os profissionais de contabilidade estejam ganhando o seu próprio espaço no mercado.

área contábil

Quais são as características fundamentais de um profissional de contabilidade?

Para trabalhar na área contábil o profissional, tanto quanto conhecimento técnico, precisa ter conhecimento e senso de responsabilidade e ética.

Essas, acima de tudo, são as características fundamentais para um bom contador. Afinal, é ele quem lida diariamente com questões contratuais, financeiras, tributárias e econômicas.

Por isso, a matemática, apesar de ser essencial para a formação do profissional é menos importante que a afinidade com os números. Afinal, se você parar para pensar, eles farão parte do seu dia a dia.

Além disso, o profissional que atua nessa área precisa estar sempre informado e atualizado com as últimas novidades tanto de sua área como um todo quanto com as leis.

As mudanças impostas pelo governo, a emissão de notas fiscais e o recolhimento de impostos também precisam estar no radar desse profissional.

Por isso, em resumo:

  • Tenha afinidade aos números.
  • Senso de responsabilidade.
  • Senso de ética.
  • Sede de conhecimento e informação.

São algumas das características inatas a quem decide optar pela área contábil.

E, como você viu, o Brasil é um país que está em evidência – isso significa que esta função, junto com o inerente crescimento de empresas, tenderá a ser uma profissão do futuro.

 

Futuro dos profissionais da área contábil
O que você achou deste conteúdo?

Deixe o seu comentário

comments