A diferença entre a teoria ensinada na faculdade e a prática do dia a dia na área contábil

a-diferenca-entre-a-teoria-ensinada-na-faculdade-e-a-pratica-do-dia-a-dia-na-area-contabil

Ao cogitar seguir qualquer carreira, nos deparamos com uma dúvida: qual a diferença do conteúdo na teoria e na prática? Na área de contabilidade não poderia ser diferente. O curso, que possui um currículo bem amplo, engloba disciplinas que, a princípio, podem parecer distantes do universo da contabilidade. Mas não se preocupe, porque hoje você vai aprender um pouco mais sobre o curso de Ciências Contábeis.

O ensino superior de contabilidade

O curso de Ciências Contábeis é um bacharelado que se divide normalmente em oito semestres. Cada instituição de ensino pode escolher dar maior ênfase a determinadas áreas, o que significa que a grade curricular pode variar muito de uma universidade para outra.

Atente-se a essa dica: na hora de escolher em qual instituição de ensino você irá estudar, verifique se a universidade possui certificação do MEC (Ministério da Educação).

Grade curricular do curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis também dialoga com áreas como filosofia, visando à ética profissional, psicologia e sociologia. Durante as aulas, você terá que assimilar muitos assuntos de forma consecutiva e acumulativa.

Matérias como Ética, Matemática Financeira, Contabilidade Básica e Introdução ao Direito farão parte do primeiro ano de curso. Logo após, dando continuidade ao que foi aprendido nos primeiros semestres, você entrará em contato com disciplinas como Contabilidade de Custos, Economia Brasileira, Estatística Aplicada, Legislação Tributária, entre outras.

Já no terceiro ano, o que pode surgir nas aulas são matérias como Contabilidade de Custos, Gestão Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública e Contabilidade Societária. Lembrando que esses conteúdos exigem como base os assuntos aprendidos no ano anterior.

Para finalizar, o último ano de curso pode trazer assuntos como Auditoria Contábil e Trabalhista, Controladoria, Auditoria Fiscal, Teoria da Contabilidade e outras matérias que podem variar de acordo com a instituição de ensino.

Dessa maneira, pesquise bem o local onde você irá estudar, pois algumas universidades focam mais na área humana (Filosofia, Ética, Sociologia, Psicologia) e outras colocam sua atenção especificamente nas matérias de exatas.

Contabilidade na prática

Fora dos muros universitários a contabilidade age de outra forma. Isso não significa, porém, que o conteúdo assimilado no período de formação será descartado. Pelo contrário: todos os assuntos serão válidos para a profissão de contador.

No dia a dia você irá aplicar o conteúdo aprendido na análise e compreensão das movimentações dos patrimônios de pessoas físicas ou jurídicas. Seu dever será guiar a empresa no melhor caminho de investimento ou em qualquer outra decisão dentro do mercado financeiro.

Vale ressaltar que suas ações irão sempre visar o menor prejuízo e o maior lucro para a empresa. Isso porque você estará em contato com o patrimônio administrativo dessa entidade e seu papel será estabelecer condições necessárias para que a organização alcance suas metas e objetivos.

Seja pelo caminho da Escrituração, registro de ocorrências e seu arquivamento, ou pelo caminho da análise de balanços, onde se decompõe e interpreta o conteúdo das informações analíticas, seu papel será o de gerir a informação e transformá-la em algo produtivo.

Exame de suficiência do CFC

Quando terminar o curso de Ciências Contábeis, você estará apto a realizar o exame de suficiência do CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Que tal já se adiantar e adquirir o nosso curso voltado exclusivamente a quem vai prestar a prova? Pense no seu futuro e aumente já as suas chances de aprovação!

A diferença entre a teoria ensinada na faculdade e a prática do dia a dia na área contábil
O que você achou deste conteúdo?

Deixe o seu comentário

comments