Conheça assuntos mais cobrados de cada matéria para o exame do CFC

Conheça assuntos mais cobrados de cada matéria para o exame do CFC

O ano de 2018 começou há pouco, mas quem deseja prestar o Exame de suficiência do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) já deve começar a planejar os estudos. No ano passado, a prova aconteceu em outubro, portanto, os alunos ainda têm oito meses para se preparar.

Se você vai prestar o exame, deve ficar atento aos assuntos mais cobrados em cada matéria da prova. E é sobre isso que iremos falar nesse texto.

Assuntos pouco cobrados

Língua Portuguesa é uma matéria pouco abordada no exame, e as pouquíssimas questões referentes ao assunto têm como chave para suas resoluções a interpretação de texto.

Em relação à Controladoria, as perguntas focam basicamente em orçamentos de vendas, produção e despesas.

Matemática e Estatística

Nessa matéria, podemos citar a Matemática Financeira como um assunto que sempre cai no exame. As questões abordam, por exemplo, domínio de cálculo de valor presente e taxa interna de retorno, juros simples e compostos, amortizações de empréstimos via SAC ou Tabela Price, operações de descontos simples e compostos.

Já a Estatística visa muito a vertente Estatística Descritiva, com foco no cálculo das principais medidas: desvio padrão, moda, média, mediana.

Direito

Essa área abrange diversos ramos, entre eles o Direito Empresarial, com assuntos como os conceitos de empresário, regras aplicáveis, diferenciação de nomes e constituição de uma EIRELI.

No Direito do Trabalho, o enfoque é na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho): férias, salários, figura jurídica do empregador, contrato de trabalho e sua extinção, jornada de trabalho, entre outros.

Outro ramo dessa disciplina é o Direito Processual Trabalhista, voltado especialmente para o domínio do direito material do trabalho. Já no Direito Tributário, o conhecimento da norma geral de Direito Tributário, o Código Tributário Nacional, é o centro das atenções.

Há também o Direito Previdenciário, que abrange as áreas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) e outros assuntos.

Contabilidade

A matéria principal do exame do CFC pode ser abordada de diferentes maneiras. Podemos citar a Contabilidade Geral, que trata de assuntos como: DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), DLPA (Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados) e DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido), Classificação de Contas, Estoques, Recuperabilidade, Demonstração dos fluxos de caixa, Lançamentos contábeis, entre outros.

Dentro dessa matéria, também temos a Contabilidade de Custos e Gerencial, com assuntos como Lançamentos contábeis, Tratamento das perdas, Métodos PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) e UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair), Custo Médio e Terminologia.

Observamos ainda a Contabilidade Aplicada ao Setor Público, focando nas Variações Patrimoniais e na classificação da receita e da despesa. A Teoria da Contabilidade não pode ser esquecida, principalmente a parte que trata da NBC TG 00 e Estrutura Conceitual.

Na parte de Legislação e Ética Profissional, é de vital importância o domínio do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC). Já na Perícia, o caminho é o entendimento dos Aspectos Técnicos e Profissionais. As normas NBC PP 01 e NBC TP 01 também são frequentemente cobradas. A disciplina Auditoria contábil geralmente exige o entendimento das normas NBC TA 200, 300, 500, 700 e 705.

Se você vai prestar o exame de suficiência do CFC, não perca tempo e comece hoje mesmo a se preparar com o nosso curso. Adquira o conteúdo e aumente sua chance de aprovação!

Conheça assuntos mais cobrados de cada matéria para o exame do CFC
O que você achou deste conteúdo?

Deixe o seu comentário

comments