Como se especializar no SPED

Ter uma Formação em SPED, para o profissional contábil é essencial por uma série de razões.

Até bem pouco tempo atrás, o Brasil era visto como um lugar extremamente burocrático e com uma demanda excessiva de papéis.

Assim, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido pelo Governo Federal, surgiu o SPED.

Essa ferramenta tem como principal objetivo dinamizar e automatizar o trabalho do contabilista.

Isso porque, antes do seu surgimento, os dados necessários eram enviados apenas em papel.

Com essa ferramenta, criou-se então a obrigação da transmissão de dados de maneira 100% digital.

Por essa razão é que se você quer fazer parte dessa transformação da contabilidade para o meio digital, é preciso ter uma Formação em SPED para que assim você contribua melhor com os seus serviços.

formação em SPED

Formação em SPED: como funciona a ferramenta?

Numa Formação em SPED você saberá que o termo está se popularizando muito nos últimos anos.

Primeiramente, porque, como foi dito, faz parte de uma cartilha de crescimento do Governo, o PAC.

E segundo, porque visa ser uma solução mais tecnológica, com padronização de arquivos digitais dos sistemas empresariais dentro de um formato digital.

O SPED também é utilizado na área fiscal, e, assim como ele, constitui, basicamente, a informatização da relação entre a Receita Federal e os contribuintes.

Assim sendo, o objetivo é fazer com que a informatização traga maior facilidade e agilidade para a relação de ambas as partes.

Isso sem falar na economia de gastos, melhor controle da fiscalização e uma maior legitimidade e qualidade entre as informações passadas entre contribuintes e Receita Federal.

Por essa razão é que as empresas devem registrar por meio do SPED todas as transações que dizem respeito à sua vida contábil.

E, esses dados devem ter identificação de data, partes envolvidas (CPF ou CNPJ), documentos de registro e classificação contábil etc.

Devem ser entregues no SPED Contábil:

  • Livro Diário e auxiliares.
  • Livro razão e auxiliares.
  • Livros contábeis, balancetes diários, balanços e fichas de lançamento comprobatórias.

E dentre as empresas que devem entregar o SPED estão todas as empresas de lucro presumido, real, imunes e isentas

Apenas empresas tributadas pelo Simples Nacional, órgãos públicos, autarquias, fundações públicas e pessoas jurídicas inativas não precisam entregá-lo.

Por que é importante ter uma Formação em SPED?

Como você pôde perceber, ter um conhecimento básico sobre o funcionamento do SPED é algo essencial para você como profissional contabilista.

Afinal, além de facilitar a execução do seu trabalho é também um diferencial na hora de oferecê-lo para empresas.

Isso porque, por se tratar de um processo muito mais ágil que o procedimento tradicional, é uma forma de oferecer um serviço diferenciado, digital e especializado.

Aliás, a especialização também será uma vantagem extra dentro do mercado, já que as empresas e pequenos empresários evitam as burocracias que envolvem a Receita Federal.

Você, como profissional, então poderá facilitar esse processo e conseguir ganhar a credibilidade necessária para exercer o seu papel com uma Formação em SPED.

formação em SPED

Como se especializar no SPED – Curso de Formação em SPED

Hoje é muito fácil encontrar diversas formas de cursos, em formato EaD inclusive, para que você possa obter a Formação em SPED necessária.

São cursos que têm em vista a rotina dos profissionais da área e, o melhor de tudo, são formas de especializar o seu conhecimento e te atualizar em sua área de estudos.

Um curso de Formação em SPED precisa estar atento a alguns pontos que dizem respeito às necessidades fiscais.

Assim, é preciso ter em mente que as regras contábeis devem ser aplicadas de forma normal, conforme os livros físicos.

E, dentre as suas principais vantagens, podemos citar uma maior facilidade na sua rotina de trabalho.

Os únicos cuidados especiais que o SPED exige são: ter atenção ao upload do arquivo correto, evitar a inconsistência e os erros relacionando corretamente o plano de contas referencial e seguir a data de entrega.

Mas, um curso de Formação em SPED de qualidade oferecerá essas e outras informações de maneira adequada para que você possa ter a sua qualificação e aproveitar todos os seus benefícios.

 

 

E aí, gostou do artigo acima? Que tal compartilhar em suas redes sociais? Fique de olho em mais novidades para você, não deixe de comentar abaixo e marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Como se especializar no SPED
O que você achou deste conteúdo?

Deixe o seu comentário

comments