Como se atualizar em meio a tantas mudanças no SPED

O SPED é uma verdadeira mão na roda: facilita e agiliza uma série de serviços que, até bem pouco tempo atrás eram feitos de maneira inteiramente analógica e no papel.

Por essa razão é que diversas pessoas estão buscando a ferramenta como meio de facilitar o dia a dia dos serviços de contabilidade – facilidade que vem tanto para os profissionais quanto para os clientes.

Entretanto, existe um problema para quem está começando a se familiarizar com o sistema, que é a sua constante atualização que pode vir a causar pequenos erros para os mais desatentos.

A seguir listamos uma série de dicas que têm como objetivo fazer com que você fique atualizado acerca das mudanças do SPED.

Quer saber que dicas são essas? Então acompanhe o artigo até o final e descubra.

Como se manter atualizado com as mudanças do SPED

Se você é um empreendedor sabe o que é o SPED contábil, mas saber o que é não é o suficiente para lidar com um sistema que está sempre em constante mudança.

Sabemos que até dominá-lo completamente, é um verdadeiro desafio e exige dos contadores uma constante atualização.

É uma ferramenta complexa que veio para facilitar a vida de milhares de profissionais contábeis pelo Brasil, unificando as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos.

Esses documentos integram a escrituração contábil e fiscal de pessoas jurídicas.

E, de fato, o SPED é um sistema que está em constante mudança.

Atualizando-se constantemente e incluindo novas informações. Por essa razão é recomendável uma pesquisa diária sobre alterações de layouts.

Essa pesquisa pode ser feita através do próprio portal do SPED.

Ou ainda, se preferir, recorrer a um serviço de consultoria especializada.

SPED

Quais são os riscos dos erros na entrega do SPED?

Quando ocorre a entrega de obrigações fiscais com erros é possível incorrer em notificações enviadas pelo fisco.

E, na pior das hipóteses correr o risco de pagar multas caríssimas.

Afinal, o Brasil possui um sistema extremamente burocrático e complexo – e quaisquer erros são razões para penas.

Dependendo da gravidade, essas empresas podem vir até mesmo a fechar suas portas.

Por essa razão o profissional que faz uso desse meio precisa ter uma boa gestão do ponto de vista da tecnologia, como um todo.

Qual a melhor solução para o profissional que quer se manter atualizado com o SPED?

Para se familiarizar tanto com o layout quanto com o as funcionalidades do sistema, o mais recomendado é buscar formação em SPED através de um curso.

Nele você poderá aprender como se familiarizar com o sistema e evitar que quaisquer mudanças passem batidas pelo seu radar.

E, dessa maneira poderá evitar erros que podem vir a trazer problemas junto a Receita Federal.

Além disso, ao aprender a utilizá-lo, o seu dia a dia se tornará mais facilitado além de servir como um sistema com potencial para se tornar uma ferramenta poderosa para a melhoria das empresas.

Pode contribuir, por exemplo com:

  • Prestação de contas.
  • Redução de custo.
  • Maior facilidade no dia a dia.
  • Eliminação de papel.
  • Uniformização das informações.

Além de uma série de outros benefícios que tornam esta uma ferramenta essencial para o profissional contábil.

 

Como se atualizar em meio a tantas mudanças no SPED
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