A importância do exame de suficiência CFC

A importância do exame de suficiência CFC

Assim como o exame da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, existe o exame de suficiência do CFC, Conselho Federal de Contabilidade. Se você está estudando para ser contador ou então acabou de se formar, entenda melhor o que é esse exame, por que ele é tão importante e de que forma você pode se preparar!

O que é o exame de suficiência?

O exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade é uma avaliação aplicada aos bacharéis e técnicos em ciências contáveis no Brasil. Para que consigam exercer a profissão, antes é necessário ser aprovado nessa prova.

Porém, o exame de suficiência já rendeu muita discussão. Tanto que, em 2004, quatro anos após sua criação, ele deixou de ser aplicado. Uma liminar questionava o fato da prova não ser exigida por lei federal, e sim por uma liminar do Conselho Federal de Contabilidade.

Foram seis anos de muito debate e sem a realização do exame. Até que, em 2010, a aprovação no exame voltou a ser exigida como pré-requisito para a obtenção do registro no Conselho Regional de Contabilidade. Dessa vez, a determinação partiu da lei federal 12.249/2010.

Por que ele é importante?

O exame de suficiência é importante para assegurar que os contadores profissionais possuam conhecimentos, habilidades e competências suficientes para entrar no mercado de trabalho. A profissão é de extrema importância para empresas de todos os setores e tamanhos, já que o contador é o responsável por fornecer aos empresários, informações fundamentais para a tomada de decisões.

Por isso, o teste é uma excelente ferramenta tanto para os profissionais, quanto para os empregadores. Para os contadores, é uma forma de valorização da categoria. Além disso, por meio da aprovação do exame, eles podem provar que estão realmente aptos para desenvolver as atividades. Já para os empregadores, é a segurança de que estão contratando profissionais realmente capacitados.

Como e quando é realizado?

O exame é organizado pela FBC, Fundação Brasileira de Contabilidade, e é aplicado duas vezes ao ano. Ele é constituído por uma prova objetiva e as inscrições são realizadas por meio da internet.

Para obter informações sobre os próximos editais, basta acessar o site da Fundação Brasileira de Contabilidade ou do Conselho Federal Contabilidade.

Como devo me preparar?

Mesmo que você tenha se formado há pouco tempo, é indispensável se preparar para a prova. Principalmente em relação a algumas matérias, que abrangem um número de questões, como é o caso da contabilidade geral e a contabilidade de custos.

Se você possui dificuldades em alguma dessas áreas ou não é organizado o suficiente para estudar sozinho, foque em cursos preparativos. Você saberá exatamente em quais assuntos deverá focar, aprenderá sobre técnicas para estudar melhor e receberá dicas valiosas para se sair bem no exame.

Além disso, os cursos preparatórios realizam simulados, proporcionando que você teste seus conhecimentos e esteja melhor preparado para a prova. Acesse o site do Contador Nota 10, e comece a se preparar agora mesmo! O método de estudo do curso, aplicado por professores experientes, já ajudou mais de 6 mil alunos a passarem no exame.

A importância do exame de suficiência CFC
O que você achou deste conteúdo?

Deixe o seu comentário

comments