A importância de fazer um curso de SPED para acompanhar as mudanças e evitar erros

a-importancia-de-fazer-um-curso-de-sped-para-acompanhar-as-mudancas-e-evitar-erros

É de conhecimento geral que o mundo em que vivemos nunca foi estático e, sim, dinâmico. Mas hoje em dia essa dinâmica ultrapassou os limites do imaginável, alterando-se em um ritmo tão rápido e incontrolável que é preciso estar sempre atento para não perder nada. Nesse contexto, o SPED chegou para revolucionar o modo como tratamos a área de contabilidade.

Mas, afinal, o que é o SPED?

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) transforma todos os documentos de uma empresa em um grande arquivo digital, facilitando o acesso e evitando o acúmulo insuportável de pastas e arquivos. Com o SPED, livros e documentos fiscais passem a ser eletrônicos, ou seja, com formato digital ao invés de físico.

Ao fazer isso, segundo a própria Receita Federal, o SPED promove a integração dos fiscos e o compartilhamento das informações contábeis, padronizando-os. Por isso, podemos dizer que o SPED representa a mudança que o sistema de digitalizações de documentos precisava.

A importância de um curso de SPED

A maior parte das organizações já está adotando esse sistema. Por isso, ficar de fora dessa área pode custar a sua vaga na empresa. Além do mais, o SPED não é algo pronto e finalizado: se caracteriza como um sistema que sofre alterações quase que diariamente, o que exige uma grande atenção de quem lida com ele.

Uma equipe qualificada em sistemas especializados como NF-e SIEG e Cofre SIEG conseguirá trazer uma economia de tempo vital para uma organização.

Evitando erros

Além disso, com um curso de SPED você pode evitar erros que uma pessoa que apenas passou os olhos em uma página da internet dificilmente veria. Campo obrigatório não preenchido, nota de entrada com informações inválidas na situação tributária, documento inicial informado incorretamente, CST (Código de Situação Tributária) informado para pessoa física e código do NCM do item da nota de entrada diferente do informado no cadastro de produtos são alguns erros comuns que, apesar de parecerem bobos, podem fazer uma grande diferença na experiência do cliente.

No Brasil, que possui um sistema tributário complexo e exigente, um erro mínimo pode causar um transtorno enorme. Evitando esses erros, você também estará economizando dinheiro, pois as multas que são aplicadas em alguns casos de erros na entrega do SPED não são baixas.

Multas que podem começar apenas com uma notificação por parte dos computadores governamentais, exigindo documentos que comprovem a inconsistência do erro. Caso não seja possível, uma sanção, que pode chegar a 200% do valor devido, é aplicada, assim como pode haver tramitação de processos na justiça, caso a ocorrência exija tal procedimento.

Você pode perceber que um pequeno erro pode acabar com a reputação de uma empresa e com a sua carreira. Por isso, reforçamos a importância de se estar em dia com esse sistema novo e vivo conhecido como SPED.

Nosso curso

Agora que você já sabe que um erro pode desencadear uma avalanche de problemas, que tal ficar mais preparado nessa área que promete ser o futuro do armazenamento fiscal de uma empresa? Conheça o nosso curso de Formação em SPED e garanta uma vaga no seu próprio futuro!

A importância de fazer um curso de SPED para acompanhar as mudanças e evitar erros
O que você achou deste conteúdo?

Deixe o seu comentário

comments