7 dicas para aprovação no Exame do CFC

Passar no exame de suficiência contábil é o que muitos estudantes e concluintes do curso de Ciências Contábeis almejam, porém para isso é necessário muita dedicação, além de focar nos estudos, pois estudar para essa prova é a mesma coisa que estudar para um concurso público: não adianta estudar pouco e querer um resultado satisfatório. A prova é realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes ou, para quem já obteve o diploma de conclusão do curso superior afim, de comprovar o conhecimento médio necessário para que seja possível exercer as atividades de contador no mercado de trabalho.

O exame é realizado em duas edições no ano, a primeira geralmente em abril e a segunda no mês de setembro. Para obter aprovação, o candidato deve conseguir ao menos 50% de acertos na prova. As inscrições são feitas por meio de endereço eletrônico, onde o candidato paga um taxa de inscrição para realizar a prova. Os estudantes que ainda não concluíram o curso superior podem realizar a prova, desde que estejam no último ano da faculdade.

Com o objetivo de auxiliar os candidatos a se saírem bem nas provas, preparamos sete dicas valiosas para seguir durante os estudos.

  • Organize-se

Organizar a sua rotina é um dos primeiros passos antes de começar a estudar e saber quanto tempo você tem para se dedicar aos estudos é muito importante, pois assim é possível analisar as disciplinas mais importantes e dividir o tempo que tem para estudar todos os conteúdos programados no edital.

  • Conheça tudo o que diz no Edital

O edital pode apresentar diversas surpresas, incluir e ou excluir matérias, portanto, verifique todos os tópicos com atenção e se necessário, ajuste o seu planejamento de estudos realizado na primeira dica.

  • Matricule-se em um curso preparatório

O principal objetivo dos cursos preparatórios é obter o maior número de aprovações em concursos, e assim, as instituições buscam atribuir aos matriculados uma rotina de estudos online.

  • Analise através das provas anteriores a média de questões de cada matéria.

Algumas matérias tendem a cair em quantidades a mais de questões, portanto procure sempre saber quais delas mais caem na prova, para que você foque nessas disciplinas, como por exemplo, contabilidade geral e contabilidade de custos, que são matérias que caem em grande parte da prova.

  • Estude também pelas provas anteriores

Em todas as edições das provas, algumas questões de provas anteriores se repetem e isso, nada mais é do que uma forma de ganhar algumas questões com pouco esforço, analisando as edições anteriores realizadas, pois assim, você se familiariza com os conteúdos e com as abordagens feitas por quem prepara as provas.

  • Pratique

Uma forma de mandar bem nas provas é praticar, portanto, busque resolver questões sobre os temas, mesmo que seja apenas a teoria da contabilidade que esteja estudando. Procure também simulados online que podem lhe auxiliar na memorização.

  • Detalhes

Estude também o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), as NBC’s (Normas Brasileiras de Contabilidade) e as Resoluções, pois elas podem cair na prova e como são extensas, deve-se dar um pouco de atenção.

Levando em consideração todas essas dicas, as chances de você se sair bem na prova são inúmeras. Quando for estudar para a prova, alimente-se bem para evitar dispersões desnecessárias e mantenha o foco, procure ter em mãos todos os materiais necessários para o seu momento de estudos e também não se esqueça de não ultrapassar seus limites, vá até aonde seu corpo aguenta, pois quando chegar o momento da realização das provas você tem de estar bem preparado.

Finalmente quando chegar às vésperas da prova procure ter uma boa noite de sono, relaxar, alimentar-se bem e deixar todos os seus materiais prontos, para não correr o risco de se esquecer no dia da prova. Além disso, busque conhecer o local da prova para não perder o horário do fechamento dos portões.

No dia da prova, procure vestir-se com uma roupa confortável já que, são horas sentadas na mesma posição e conforto, nesse momento, é primordial para uma boa concentração.

Resolva primeiro, todas as questões que você sabe a resposta, deixando as demais para resolver depois, com isso não correrá o risco de ficar sem tempo e deixando de resolver questões certeiras.

E você, o que está esperando para contar com a ajuda de uma metodologia de estudos e garantir a sua aprovação?

7 dicas para aprovação no Exame do CFC
O que você achou deste conteúdo?

Deixe o seu comentário

comments