O presente e o futuro dos contadores com a chegada do SPED

O presente e o futuro dos contadores com a chegada do SPED

futuro-dos-contadores-com-o-sped-fiscal

Você já parou para pensar como o SPED e a tecnologia tem impactado o cenário contábil no Brasil?

O fisco está em uma luta infindável contra a sonegação de impostos e as declarações fraudulentas. Por causa disso, realizou milhares de alterações na legislação nos últimos tempos, chegando a mais de uma mudança por dia.

Não é fácil acompanhar todas essas evoluções e ainda marcar presença no negócio de seu cliente. Mas se você quiser continuar competitivo e crescendo, vai precisar se antecipar e dominar completamente essas alterações.

Confira neste post como a chegada do SPED pode mudar completamente o mundo da contabilidade que conhecemos hoje. Aproveite essa análise detalhada e prepare-se para evoluir e continuar crescendo com esse avanço fiscal. Continue a leitura!

 

Contabilidade estratégica

contabilidade-estratégica

O mundo da contabilidade como conhecemos hoje está passando por mudanças sérias. Agora o contabilista não fica preso no lançamento de dados em softwares complexos, ou na emissão de guias de impostos para pagamento.

Conforme o tempo passa, mais automatizado fica esse processo e menos interferência o contador precisa fazer. Com a chegada do SPED isso tende a crescer ainda mais e quebrar paradigmas jamais imaginados.

Aqueles profissionais que acompanharem essa evolução terão grandes ganhos para os seus escritórios, os que a resistirem sofrerão extinção completa assim como aconteceu há milhares de anos com os dinossauros.

Em pouco tempo os softwares de gestão da maioria das companhias entregarão todos os documentos fiscais prontos ao contador, bastando ao profissional auditar e enviá-los à Receita.

Isso vai exigir um novo portfólio de serviços do Contabilista, uma contabilidade mais estratégica. Os contadores agora atuarão como ajudantes do empresário e solucionadores de problemas, auxiliando o empreendedor a fazer boas escolhas em seu negócio referentes à tributação e a própria gestão do empreendimento.

Já é possível enxergar isso em grandes escritórios de contabilidade, que oferecem consultorias estratégicas a seus clientes como diferenciais competitivos. Daqui a alguns anos, no entanto, isso será uma obrigação a todos os profissionais do ramo. Você está preparado?

Redução de custos

redução-de-custos-contabilidade

O SPED também vai reduzir custos nos escritórios contábeis e nas próprias empresas. Como a maioria dos documentos fiscais está ganhando uma versão digital, o gasto com impressão e materiais de escritório tende a diminuir muito nos próximos anos.

E essa tendência deve persistir!

A única forma de ultrapassar a concorrência e receber um valor justo pelo seu trabalho é através da capacitação profissional. Mais do que nunca os contadores precisarão mostrar completo conhecimento do SPED fiscal e outros temas relacionados à profissão.

Acabou o momento de comercializar mão de obra e processos operacionais, a nova moeda de troca é o conhecimento. Você tem domínio suficiente do SPED para auxiliar seus clientes?

Mais agilidade

Vivemos em um mundo imediatista, em que as pessoas não querem esperar por nada. Isso é consequência do avanço da tecnologia que tem nos acostumado a receber tudo na hora.

O mesmo acontece em processos contábeis. Os empreendedores querem agilidade nos processos burocráticos e desejam resolver os seus problemas o quanto antes. O SPED trouxe essa rapidez aos escritórios de contabilidade, mas esses ganhos precisam aparecer em todas as operações de seu negócio.

A demora em atender o seu cliente ou adotar inovações pode ser uma grande sugadora em seu escritório contábil. Não sobreviverá o mais rápido, mais sim o mais aberto a receber as mudanças e implantá-las em seu dia a dia.

Agora as coisas precisam ser resolvidas no momento de sua demanda e o mais rápido possível. Por sorte a tecnologia pode ajudá-lo nesse processo, desde que você saiba como usá-la da forma correta. Você está pronto para acelerar em até 2x seus processos contábeis?

O ponta pé inicial para usufruir de todos esses avanços em seu escritório contábil é dominar completamente o SPED fiscal. Você precisa compreender como ele funciona, como fazer a declaração, retificar quando necessário e assim por diante.

Quanto mais domínio tiver sobre o tema, mais seu escritório se tornará estratégico para seus clientes. Eles não lhe enxergarão apenas como um contador qualquer, mas sim como parceiro e amigo pronto para ajudá-los quando necessário.

Sendo assim, invista nesse conhecimento. Conheça a Formação em SPED mais completa do mercado e domine esse assunto de uma vez por todas. Cresça profissionalmente e abra novos horizontes para sua carreira como contabilista hoje mesmo!

Deixe o seu comentário

comments

Jhoni Florêncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *